O que é Pangastrite Enantematosa?

O que é Pangastrite Enantematosa?
O que significa Pangastrite Enantematosa

Uma dúvida frequente que atormenta as pessoas é o resultado da endoscopia, você tem o resultado na mão e acaba ficando preocupado porque lê coisas com nomes estranhos que parecem ser algo perigoso, Vamos a alguns exemplos:


Explicando melhor os termos para que eles possam ser entendidos

Pan: significa “todo”; 

Gastrite: inflamação na parede do estômago; 

Enantematosa ou enantemática: significa de aspecto visual endoscópico avermelhado e edemaciado (inchado); 

Leve, Moderado ou Acentuado: são os diferentes graus de lesão; 

Teste de Urease: teste que serve para verificação da presença da bactéria Helicobacter pylori; Duodenite: inflamação no duodeno que é a primeira parte do intestino;


Exemplos de casos reais:
Quais os sintomas de gastrite?

Estou com gastrite, fui ao médico falei os sintomas para ele e me receitou omeprazol. Qual é o período para apresentar uma melhora, já não estou indo trabalhar, pois a minha dor no estômago é muito forte, azia, fadiga e muita fome. Outra coisa eu não sei o que é que acontece comigo estou engordando muito, é uma fome muito grande de 30 em 30 minutos eu tenho que comer algo, se eu não comer tenho sensação de desmaio, uma frieza na barriga.” 

Mais alguns sintomas de gastrite, com a endoscopia já feita e com o resultado de Pangastrite Enantematosa Leve

Eu sofro com muitas dores no estômago e as vezes eu vomito tanto que acho que vou morrer e este mal estar é frequente, agora fiz uma endoscopia e deu teste de urease positivo, pangastrite enantematosa leve, duodenite péptica leve. Tomei vários remédios para isso e não resolveu!” 

Mais sintomas e resultado de endoscopia: Pangastrite Enantematosa Moderada

Sempre que tento ingerir frutas, tenho quadro intenso de náuseas, vômitos e dor de cabeça discreta, fiz uma endoscopia e o resultado foi: moderada pangastrite enantemática, o que significa?” 

No resultado da endoscopia está relatado na impressão diagnóstica: pangastrite enantematosa moderada, associada ao refluxo biliar do duodeno-gástrico e realizado teste da urease para pesquisa de h.pylori: negativo.” 

Resultado com um grau mais acentuado de lesão no estômago

Fiz um exame e a conclusão foi: pangastrite endoscópica enatematosa acentuada e ainda quanto ao estômago, apresentou áreas avermelhadas entremeadas com pontos brancacentos, o que é isso?”